76% das empresas brasileiras sofreram problemas cibernéticos nos últimos 12 meses

A estatística é do Relatório Global de Fraude & Risco, publicado anualmente pela Kroll, que apurou que ataques, roubos ou perda de informações sigilosas foram reportados por 85% dos respondentes ao redor do mundo, causando danos aos cofres e, principalmente, à reputação das instituições. A falta de segurança a ataques cibernéticos, no entanto, preocupou apenas 38% dos gestores brasileiros, mas este número não devia ser tão baixo: segundo acompanhamento do mapa de ataques cibernéticos Threatmap – em tempo real – nas últimas 24 horas, o Brasil o sofreu mais de 500 mil* ciberatacks, quase o dobro daqueles direcionados à Wall Street, em New York, no mesmo período. Ao redor do mundo, foram mais de 22 bilhões.

 

*Atualize estes números aqui: threatmap.checkpoint.com/

 

Qual o prejuízo?

De pequenas traquinagens cibernéticas como violação de códigos de segurança por puro desafio até sequestro de dados com pedido de resgate para devolução, os prejuízos variam na cifra, mas o nome da empresa e sua credibilidade são diretamente afetados, impactando no desempenho da mesma.  O varejo já sente essa realidade: no ano passado, uma operação criminosa roubou mais de 22 mil números de cartão de créditos em terminais de PDV no Brasil, Canadá e Estados Unidos, em menos de um mês, direto da ‘maquininha’, lesando o consumidor em milhões de dólares.

 

Como se proteger

A segurança cibernética deve acontecer em camadas, ou seja, combinando diferentes itens de segurança – físicas e virtuais – para formar uma barreira completa de proteção. Entenda o pacote:

– Barreira física – É indicado isolar servidores em uma área restrita, fechada à chave, com acesso controlado de pessoas.

– Firewall – Filtra a internet, ou seja, o trânsito de dados na rede, seu tráfego de entrada e saída, bloqueando tráfegos suspeitos que afetem a integridade ou a confidencialidade das informações.

– Antivírus – Baseando-se em um catálogo de ameaças, os antivírus rastreiam informações e comparam o comportamento de novos arquivos que acessam o seu computador com os cadastros existentes em seu banco de dados. Dessa forma, são capazes de detectar a presença de invasores em sua máquina.

– Sistema Operacional – Sistemas piratas não trazem apenas problemas relacionados à licença, mas sobretudo à segurança. Manter o sistema original – e atualizado – representa uma forte barreira às ameaças cibernéticas.

– Backup – Caso a segurança seja furada em todas as camadas, o que salvará a empresa é recuperar seus dados a partir do último backup realizado. Quando sua empresa realizou o backup pela última vez?

 

NVirtual – Equipe de Prevenção

Ciente da crescente ameaça dos ciberatacks, a NVirtual tem aumentado o investimento em ferramentas e processos, criando também uma equipe específica para atuar na prevenção, no planejamento e na orientação de seus clientes.  Os profissionais NVirtual monitoram a atuação do antivírus, ataques sofridos e, se necessário, fazem intervenções para bloqueio, além de garantir a eficiência do backup.

Confira os ataques cibernéticos em tempo real no Brasil e no mundo:

  1. Norse
  2. Digital Attack Map
  3. FireEye
  4. SUCURI
  5. Wordfence
  6. Kaspersky
  7. Threat Cloud
  8. Trend Micro
  9. AKAMAI

 

Ciberataques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *