O alerta vem de um caso acontecido nos Estados Unidos e veiculado pela UOL em janeiro último: quando um colaborador sai da empresa, solicite ao departamento de TI que troque todas as senhas a que este tinha acesso para evitar prejuízos como o da American College of Education (leia matéria na íntegra aqui).

Atenção aos acessos

Profissionais de TI possuem não só acessos exclusivos, mas também competência para criar os acessos de todos os demais colaboradores; colaboradores administrativos possuem acesso a email corporativo como SAC, acesso à intranet e sistemas, rede social corporativa, entre outras; colaboradores de setor financeiro acessam bancos, etc; além, é claro, dos colaboradores com a senha de alarmes e dispositivos de segurança.


Backup especial

Ao planejar uma demissão, solicite também ao departamento de TI que faça um backup um dia antes de comunicar o desligamento do colaborador. “Já tivemos cliente que, organizadamente, solicitou o backup das pastas e arquivos um dia antes do desligamento do colaborador, onde contabilizamos mais de 600 arquivos. Uma hora após a saída do mesmo, realizamos o backup novamente e havia cerca de 60 arquivos apenas. Ou seja, impedimos que 90% do patrimônio intelectual da empresa – dados, informações, acordos, etc – ficassem desatualizados, conforme último backup padrão realizado”, informa Michel Nabih Raad, diretor da N Virtual.

Na troca de colaborador, proteja o patrimônio intelectual e tecnológico da empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *