A G Data, fornecedora de soluções antivírus representada no Brasil pela FirstSecurity, divulgou novo relatório sobre ameaças cibernéticas e que detectou cerca de 10 milhões de novas ameaças cibernéticas somente no primeiro semestre de 2017. Ou seja, um novo vírus surge a cada 3,2 segundos.

 

Windows se mantém como a plataforma mais atacada e os cavalos de troia (trojans), PUPs (programa potencialmente indesejados) e adware, mais uma vez, as ameaças mais repetidas.

 

O relatório mostra que a criação de novos malwares ocorre em ritmo exponencial e que o futuro não reserva boas notícias quando o assunto é ataques cibernéticos. Há 10 anos, a G Data havia identificado a existência de 133.253 novos malwares, um número insignificante se comparado aos 10 milhões de hoje e se considerado também que os criminosos levam hoje apenas 5 dias para criar a mesma quantidade exemplares de vírus criada durante todo o ano de 2007.

 

De acordo com o relatório da G Data, nos primeiros seis meses deste ano os criminosos produziram 4.891.304 novos programas maliciosos, 70% do total do ano passado. Isto significa que mais de 27 mil novos vírus são criados por dia ou um novo vírus a cada 3,2 segundos.

 

“Essa é situação figura alarmante”, comenta Ralf Benzmüller, especialista da G Data. “O cenário é, de fato, assustador: aproximadamente um em cada seis programas maliciosos foi criado diariamente durante o primeiro semestre de 2017. Se este ritmo vertiginoso de malware for mantido, finalizaremos o ano com um lote de 20 milhões de novas ameaças”.

 

 

Fonte: CBSI

Um novo vírus surge a cada 3,2 segundos, sendo 27 mil por dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *