Os smartphones são mina de ouro para bandidos digitais. Como acompanham o usuário em todos os lugares, contém aplicativos de bancos, e-mail, acesso a redes sociais e, principalmente, aplicativo de troca de mensagens – o WhatsApp.

Assim, hackers mal-intencionados tem o ambiente perfeito para vasculhar a vida do usuário e conseguir senhas ou informações que possam gerar valor.

A proteção deve acontecer em dois níveis:

  • Digital – Cuidado com o que baixa no seu aparelho e tenha um antivírus ativo – busque sempre na loja oficial de aplicativos como Play ou Apple Store e verifique comentários dos usuários.
  • Humano – Desconfie de mensagens que chegam pelo WhatsApp, sms ou redes sociais. Bandidos se valem da ingenuidade do usuário através de mensagem bem elaboradas, compartilhadas pelos seus contatos. O fato de vir por alguém conhecido e confiável é o grande problema. No e-mail isso é mais difícil, o vírus já vem de uma caixa de e-mail estranha. Já no WhatsApp, quem está compartilhando a mensagem é um irmão, amigo ou colega de trabalho, o que exige mais atenção do usuário.

 

É GOLPE!

WhatsApp pago – algum de seus contatos enviará uma mensagem dizendo que o app deixará de ser pago em breve e que você pode realizar o pagamento ou fazer um procedimento para impedir que isso aconteça se clicar em um certo link.

WhatsApp Gold –  você  recebe uma mensagem de um de seus contatos dizendo que foi convidado para baixar o novo app e que ele tem diversas funções que não estão presentes na versão comum.

Cupom de desconto – você recebe uma mensagem de seus amigos dizendo que uma grande loja ou rede de supermercados está oferecendo descontos especiais para os usuários do WhatsApp. Exemplos de golpes: O Boticário, McDonald’s, Carrefour e, o mais recente, já neste ano, Burger King.

Novo pacote de emojis – Promessa leva a um link malicioso e ainda sugere que o usuário compartilhe a mensagem entre seus contatos.

Novas cores para o WhatsApp – O app permite, sim, trocar imagem de fundo, mas as cores não – levando o usuário a clicar em um link malicioso.

Mensagem do FGTS – A mensagem original diz que caso o usuário compartilhe com mais 5 pessoas, receberá um pagamento retroativo de R$ 1.760 de contas inativas pelo FGTS. Golpe!

 

 

Portanto, se aparecer mensagens assim, NÃO CLIQUE.  Se puder ser solidário com o amigo ou parente ingênuo, responda imediatamente: é golpe!

AMCpress
Fontes:
tecnologia.uol.com.br
www.apptuts.com.br
https://www.psafe.com/
Golpes pelo WhatsApp – fique atento!
Classificado como:                        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *