Menos usual hoje, mas ainda uma possibilidade, é o indivíduo mal-intencionado ligar no SAC da empresa solicitando informações pessoais do dono, de gerentes ou de pessoas do financeiro. Evite, a todo custo, dar informações – e sim, colher informações.

 

O perigo de soltar informações  

Brasil é considerado o 6º país mais vulnerável a sequestro de informações, sendo que 51% das empresas brasileiras disseram ter sido vítimas de um ataque no ano passado.  Os prejuízos ocorridos até o momento, no Brasil, tem sido de variadas formas, como roubo ou furto na empresa ou residência e até mesmo sequestro da pessoa ou familiar.

 

 

 

Abordagem do golpista e melhor condução do atendente:

[Atendente] – Empresa X, bom dia!

[Interlocutor] – Bom dia, o gerente do Financeiro se encontra?

[Atendente] – Quem está falando, por gentileza?

[Interlocutor] – Estou retornando a ligação, aqui é o José Roberto. Como é mesmo o nome dele?

[Atendente] – Só um minutinho, Sr. José Roberto, que verei se ele poderá atendê-lo.

[… ligação para o gerente do Financeiro] – Sr. Fulano, o sr. Ligou para um José Roberto recentemente? Está na linha perguntando seu nome e dizendo que está retornando sua ligação.

Se o gerente confirmar, passe a ligação. Se não, retorne ao interlocutor:

[atendente] – Obrigada por aguardar, sr. José Roberto. Por gentileza, deixe seu nome e telefone que ele irá retornar ao senhor logo mais.

Se a pessoa insistir em saber o nome, diga que não tem permissão para dar essa informação.

 

Prevenção e segurança nunca são demais. Na dúvida, contate-nos.

 

 

Leia também:

Golpe pelo whatsapp – fique atento!

NVirtual bloqueia intrusão em cliente

Proteção digital se faz em camadas. Veja como.


Por AMCPress/NVirtual
Golpe por telefone em SAC – Cuidado!
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *