Um dos riscos mais comuns que o usuário pode deixar de correr – mas muitos não dão a devida atenção – que é a escolha de suas senhas.

Com a senha de e-mail, por exemplo, um cracker consegue acessar diversas informações do usuário, inclusive e-mails de recuperação de senha, aplicativos, redes sociais, etc – e o estrago pode ser grande.

Michel Nabih Raad, diretor da NVirtual, faz um alerta: “Pessoas que usam senhas muito fáceis em seus acessos pessoais tenderão a criar também senhas muito previsíveis no ambiente corporativo. É um hábito que deve ser instituído já no uso doméstico”.

 

Senhas fáceis?

São aquelas que, por incrível que pareça, qualquer pessoa encontrará em seu perfil de rede social, como nome dos filhos, do animal de estimação, data de aniversário, placa do veículo da família, número do telefone, time do coração. “Especialistas em crime cibernético são verdadeiros detetives – irão relacionar todas essas informações públicas e, com programinhas de teste de senha, em pouco tempo chegam ao resultado”, explica Michel.

Outro tipo de facilidade é escolher letras próximas, no teclado, no ‘asdfg’ ou ‘çlkjh’. Isso porque quem estiver por perto poderá facilmente entender a digitação.

A pior das facilidades, no entanto, ainda é o post it com o usuário e senha anexado no próprio monitor, na mesa ou em algum objeto sobre ela”, alerta Michel. “Vejo isso muito em locais de atendimento ao público e, com as câmeras sem barulho do smartphone, é muito fácil fotografar”, revela.

 

Senhas difíceis… mas possíveis de serem lembradas

É interessante que se utilize senhas com mais de oito dígitos, alfanuméricas, que intercalam números, letras e caracteres especiais. Para que não se torne um código impossível de memorizar, você pode criar uma lógica própria para defini-la, como:

1. Selecione caracteres de uma frase: escolha uma frase muito pessoal, como sua música preferida, e pegue a 1ª letra de cada palavra. Por exemplo, “Gosto muito de você, leãozinho” e a senha será: Gmtdvcl~.

2. Para incluir um número, o zero pode ser usado como ‘o’, na abreviação de ‘muito’. Daria: Gmt0dvcl~.

Caso não queira utilizar senha complexa, uma forma interessante é escolher uma frase longa que faça sentido pra você e digitá-la na íntegra. Por exemplo, aos amantes do futebol, algo como “Pode isso, Arnaldo?”, respeitando as maiúsculas, pontuação e espaçamento.  Alerta: escolha essa opção apenas se você for hábil na digitação, evitando que alguém entenda as palavras ao olhar por sobre o ombro.

 

DICAS EXTRAS

– Não reutilize a mesma senha para diferentes acessos.

– Não utilize a mesma senha para assuntos pessoais e profissionais.

– Jamais reutilize a senha de acesso ao banco ou e-mail.

– E como reforça Michel, “adote esses cuidados com suas senhas pessoais e oriente seus familiares a fazê-lo”!

 

Semana da internet segura – a NVirtual se preocupa com a saúde digital da sua empresa!

Por Angela Moraes/Redação NV

 

Crie uma senha incrível… que não esteja no seu facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *