Na calada de uma noite de sábado, seria muito improvável que algum colaborador desejasse ardentemente trabalhar a ponto de tentar acessar sua máquina dezenas de vezes – e não conseguir. Menos ainda tentar acessar o servidor da empresa repetidas vezes, errando a senha de acesso.
As tentativas de intrusão, no entanto, não passaram despercebidas pela Equipe Ômega, da NVirtual Info, que realiza o monitoramento de acessos da empresa, percebendo que se tratava de ação mal intencionada de hackers. Rastreando a origem das tentativas de acesso, encontrou diferentes endereços de outros países, confirmando a suspeita.
A equipe recebeu o alerta do incidente às 21 horas e atuou imediatamente, desligando o servidor para isolá-lo do contato com as demais máquinas em rede.
Na segunda-feira pela manhã, realizou uma anális completa das vulnerabilidades do ambiente e reuniu-se com o gestor da empresa, para reforçar as camadas de proteção de seu parque tecnológico.
Felizmente, não houve prejuízos em perda de dados, pagamento de resgate, perda de produtividade ou danos morais relativos a dados de clientes armazenados no servidor da empresa.
“Temos enfatizado que a segurança digital é uma necessidade real a empresas de todos os portes. Não podemos mais fechar os olhos a isso, por isso também nos especializamos e criamos procedimentos e protocolos extras de segurança”, reforça Michel Raad, diretor da NVirtual Info.