A expressão não é clichê: é realidade.
Por Angela Moraes/Redação NV

As empresas de tecnologia de informação e suporte a tecnologias contabilizam quase metade das 100 empresas de maior faturamento apontadas pela revista Exame em 2017. O crescimento destas revela justamente qual o maior investimento das demais empresas – de variados segmentos – para crescerem: em softwares e aplicativos que vão desde a melhoria geral da gestão à redução efetiva de custos operacionais, além, é claro, de mirar na proximidade com o consumidor final. Neste sentido, destacamos:

 

TACO BELL – APLICATIVO PARA CONSUMO

A franquia norte-americana atende 42 milhões de clientes por semana em cerca de 7.000 restaurantes em todo o mundo, sendo a única rede alimentação entre as 10 empresas mais inovadoras do ranking Fast Company 2016. Isso porque seu aplicativo foi baixado por 4,9 milhões de pessoas, pela facilidade de atendimento. Além dele, a rede investiu em tótens de touch screen para pedido nas lojas físicas e serviços delivery, almejando triplicar o número de lojas fora dos Estados Unidos.

 

UBER – APLICATIVO DE SERVIÇOS

É considerada a startup mais valiosa do mundo, além da quarta empresa mais inovadora, de acordo o ranking Fast Company. Lançado em 2010, o aplicativo permite que usuários contratem serviços de motoristas com uma variedade grande de preços. Em 2015, criou serviços corporativos como o de Mensageiro Rush e o pré-pago para participantes de eventos, UberEvents – iniciativas que contribuíram para que a empresa fosse avaliada em mais de 50 bilhões de dólares.

 

FRANQUIA CALCI – SOFTWARE DE GESTÃO

Tecnologia para melhorar a gestão e tomada de decisão foi o investimento da franqueadora Calci que tem sede em Lajeado/RS. Desde 2013, quando iniciou sua expansão, a rede adotou uma plataforma de software de Business Analytics para melhorar o entendimento de seu mercado, seus públicos, gaps e oportunidades e dar suporte à tomada de decisões. O plano cresceu junto com a empresa: atualmente, o software é utilizado por mais de 70 usuários da franqueadora, gerando mais de 197 análises e mais de 15 mil atividades por mês. O mais curioso é que a empresa não procurou um software para se adequar à sua realidade. Ao contrário, estruturou todo o modelo de negócios para usar o software.

SOFTWARES DE JURIMETRIA

Jurimetria é a estatística aplicada ao direito. Ou seja, até mesmo em áreas de humanidades, é possível encontrar um padrão de respostas através da análise de resultados anteriores. Softwares para jurimetria utilizam inteligência artificial e conseguem prever, baseado nos padrões de resposta de determinado juiz, por exemplo, qual será a sentença no caso do próximo cliente.  Segundo Gustavo Rocha, consultor da Universidade Projuris, a boa base de acerto dos softwares será uma ferramenta fundamental dos advogados em pouco tempo – afinal, a tecnologia – neste caso – vem de encontro a anseios e medos de todo cliente – argumento mais forte para se optar por este ou aquele serviço.



E O QUE TODAS ESSAS EMPRESAS FIZERAM EM COMUM?

Investiram em infraestrutura. Para que o novo software ou aplicativo realize o previsto pelo planejamento estratégico da empresa, a eficiência passará pelo teste de fogo da capacidade de armazenamento do servidor, pelo tráfego de dados pela internet, pela segurança das informações. Por isso, a indicação do diretor da NVirtual – especialista em suporte à tecnologias corporativas, Michel Raad, é para que o planejamento já inclua a equipe de TI desde o início: “Assim conseguimos dimensionar o parque tecnológico que irá atender plenamente os objetivos da empresa, reduzindo o risco de bug na hora da implantação”.

 

SAIBA MAIS

Voltaremos ao assunto TECNOLOGIA COMO BASE PARA O CRESCIMENTO com o tema E-Commerce – a importância da infraestrutura para a implantação e manutenção de lojas virtuais. Aguarde!

Dúvida? Converse com nossos especialistas!

Softwares e aplicativos que valem ouro!
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *