É isso mesmo: nenhuma medida protetiva, isoladamente, é suficiente para garantir a segurança de suas informações digitais. Se alguém prometer o contrário, não conseguirá cumprir.
Isso porque, no ambiente digital, a proteção acontece em camadas, ou seja, cada tratativa torna cada vez mais difícil a intrusão maliciosa, aumentando o nível de segurança.
Entenda:
Firewall – cria uma barreira que impede acessos considerados suspeitos de entrar. Vem com configuração padrão no Windows, e pode ser personalizado conforme a necessidade do cliente.
Atualização do sistema operacional – os fabricantes detectam novos códigos maliciosos e vulnerabilidades do sistema e atualizam suas versões, corrigindo falhas de segurança. Por isso, é fundamental permitir que o sistema seja atualizado. Importante – em software pirata, as atualizações ocasionam erros e bloqueios, e não atualizar tornar-se uma grande brecha de vulnerabilidade.
Antivírus – É a barreira que bloqueia arquivos suspeitos de entrar. Versões gratuitas funcionam, mas não barram códigos maliciosos mais sofisticados. Versões pagas com monitoramento são as mais efetivas.
Monitoramento de Credenciais – Mesmo com todos os itens anteriores em ordem, alguém mal-intencionado pode tentar “forçar o acesso” utilizando uma conta (login) e ir tentando diversas senhas (força-bruta) para conseguir acessar o servidor ou serviço. Monitorar essas tentativas de acesso se tornou uma proteção indispensável.
Existem outras camadas?
Sem dúvida. Quanto maior o valor dos dados de sua empresa, maior deve ser o investimento em camadas de segurança. E nenhuma, acredite, dará fará uma barreira 100%. Deseja saber mais? Clique aqui e consulte um especialista NVirtual Info.