É isso mesmo: nenhuma medida protetiva, isoladamente, é suficiente para garantir a segurança de suas informações digitais. Se alguém prometer o contrário, não conseguirá cumprir.

Isso porque, no ambiente digital, a proteção acontece em camadas, ou seja, cada tratativa torna cada vez mais difícil a intrusão maliciosa, aumentando o nível de segurança.

Entenda:

Firewall – cria uma barreira que impede acessos considerados suspeitos de entrar. Vem com configuração padrão no Windows, e pode ser personalizado conforme a necessidade do cliente.

Atualização do sistema operacional –  os fabricantes detectam novos códigos maliciosos e vulnerabilidades do sistema e atualizam suas versões, corrigindo falhas de segurança. Por isso, é fundamental permitir que o sistema seja atualizado. Importante – em software pirata, as atualizações ocasionam erros e bloqueios, e não atualizar tornar-se uma grande brecha de vulnerabilidade.

Antivírus – É a barreira que bloqueia arquivos suspeitos de entrar. Versões gratuitas funcionam, mas não barram códigos maliciosos mais sofisticados. Versões pagas com monitoramento são as mais efetivas.

Monitoramento de Credenciais – Mesmo com todos os itens anteriores em ordem, alguém mal-intencionado pode tentar “forçar o acesso” utilizando uma conta (login) e ir tentando diversas senhas  (força-bruta) para conseguir acessar o servidor ou serviço. Monitorar essas tentativas de acesso  se tornou uma proteção indispensável.

 

Existem outras camadas?

Sem dúvida. Quanto maior o valor dos dados de sua empresa, maior deve ser o investimento em camadas de segurança. E nenhuma, acredite, dará fará uma barreira 100%. Deseja saber mais? Clique aqui  e consulte um especialista NVirtual Info.

 

 

 

Segurança Digital – T01Ep03 – Proteção digital se faz em camadas. Veja como

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *