Prepare-se para o apocalipse se sua loja não tiver infraestrutura, software, hospedagem e versão mobile adequadas

 

Amcpress

 

Segundo dados da EBit Consultoria em e-commerce, a procura por lojas virtuais subiu 7,5% em 2018. É um mercado promissor, mas que ainda esbarra em questões técnicas que certamente fazem despencar o faturamento.

“Não há como ignorar o volume do e-commerce no Brasil e no mundo. Nos Estados Unidos, redes físicas que não criaram suas integrações com o universo virtual estão fechando portas. No Brasil, não será diferente: o cliente chega na loja com o smartphone na mão e compara preços, características do produto, etc”, diz Michel Nabih Raad, diretor da NVirtual Info.

“O e-commerce precisa estar plenamente funcional para que cumpra sua função essencial que é permitir que uma massa de usuários adquira produtos/serviços”, ressalta Edgar Miguel, consultor de empresas e executivo da Finch Soluções.

 

Essa boa funcionalidade, justamente, passa pelos seguintes desafios:

 

 

Infraestrutura
“É preciso investir em servidores, firewall, roteadores e links funcionais,  suportando as variações de carga de acesso. O negócio precisa saber qual é sua necessidade e estar preparado para seu crescimento, para que não tenha que lidar com gargalos na infra”, explica Edgar.

 

 

 

 

Software escalável

É aquele que consegue atender a um número normal e dimensionado de vendas por dia hoje e chegar a atender um nível muito maior, quando necessário.  “Talvez o desafio seja compatibilizar a relação custo x escalabilidade em um ambiente onde a empresa inicia com pouca capacidade de investimento e cresce paulatinamente”, aponta Edgar. Por exemplo, é você usar cada vez mais a internet e seu link aumentar de capacidade, conforme a necessidade.

 

 

 

Hospedagem em nuvem

Lojas virtuais precisam, cada vez mais, monitorar o serviço de nuvem em que estão hospedadas. Michel cita um exemplo mencionado no 8ª edição do Fórum E-commerce Brasil: “A loja virtual está preparada para ter 100 internautas interagindo na página ao mesmo tempo e, nas promoções Black Friday, esse número saltar pra 2000? O que vai acontecer com a conexão? Será que o site suporta? Imagine o prejuízo das lojas virtuais ao demorarem a abrir… o cliente já foi pra outra oferta” – enfatiza.

 

 

Usabilidade no mobile – site responsivo ou opção de aplicativo para smartphone já é ferramenta obrigatória para o e-commerce hoje. Incluir a versão responsiva na construção da plataforma não é caro e o custo/benefício compensa.

 

 

 

 

Sua plataforma está preparada para vender? Agora sim – contrate uma boa equipe de marketing digital e inbound marketing para chegar em seus consumidores online.

 

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Participaram desta matéria:

Michel Nabih Raad - NVirtual Info – www.nvirtual.com.br

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Edgar Miguel – Executivo de Contas da Finch Soluções/Consultor de empresas - https://www.linkedin.com/in/edgarmiguel/

 

 

 

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