Menos usual hoje, mas ainda uma possibilidade, é o indivíduo mal-intencionado ligar no SAC da empresa solicitando informações pessoais do dono, de gerentes ou de pessoas do financeiro. Evite, a todo custo, dar informações – e sim, colher informações.
O perigo de soltar informações
Brasil é considerado o 6º país mais vulnerável a sequestro de informações, sendo que 51% das empresas brasileiras disseram ter sido vítimas de um ataque no ano passado. Os prejuízos ocorridos até o momento, no Brasil, tem sido de variadas formas, como roubo ou furto na empresa ou residência e até mesmo sequestro da pessoa ou familiar.
Abordagem do golpista e melhor condução do atendente:
[Atendente] – Empresa X, bom dia!
[Interlocutor] – Bom dia, o gerente do Financeiro se encontra?
[Atendente] – Quem está falando, por gentileza?
[Interlocutor] – Estou retornando a ligação, aqui é o José Roberto. Como é mesmo o nome dele?
[Atendente] – Só um minutinho, Sr. José Roberto, que verei se ele poderá atendê-lo.
[… ligação para o gerente do Financeiro] – Sr. Fulano, o sr. Ligou para um José Roberto recentemente? Está na linha perguntando seu nome e dizendo que está retornando sua ligação.
Se o gerente confirmar, passe a ligação. Se não, retorne ao interlocutor:
[atendente] – Obrigada por aguardar, sr. José Roberto. Por gentileza, deixe seu nome e telefone que ele irá retornar ao senhor logo mais.
Se a pessoa insistir em saber o nome, diga que não tem permissão para dar essa informação.
Prevenção e segurança nunca são demais. Na dúvida, contate-nos.
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Por AMCPress/NVirtual